UM PROJETO
APOIO PRINCIPAL
APOIO
COFINANCIADO POR

modelo de governação

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e a AIP – Associação Industrial Portuguesa, ambas Câmaras de Comércio e Indústria, unem esforços, recursos e experiência para levar a cabo este projeto cuja relevância está legitimada pelas conclusões da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas e pela consequente aprovação do Programa Capitalizar: ajustar os modelos de financiamento das empresas portuguesas para estruturas mais equilibradas e abrir novas opções ao financiamento do crescimento económico.

 

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria é a entidade líder do consórcio. Assume como missão defender os interesses das Empresas e oferecer serviços que potenciem a sua competitividade.

A AIP – Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria, tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico de Portugal, através de uma competente e eficaz intervenção ao nível da competitividade empresarial e sua envolvente.

As duas entidades que compõe o consórcio são coadjuvadas por:

Comité Operacional

Além da AEP e da AIP, integram este órgão os patrocinadores CGD, Euronext e IFD.

Este órgão monitoriza as atividades inerentes à implementação do projeto em copromoção, que inclui a preparação, execução e avaliação de todas as atividades, bem como a gestão corrente em articulação com as empresas, fornecedores e outras partes interessadas (que podem por convite integrar alguma(s) destas reuniões).

Comité Consultivo

Órgão de natureza estratégica que, além das entidades do Comité Operacional, convida entidades representativas do ecossistema financeiro:

  1. Associação de Empresas Emitentes (AEM)
  2. Associação Portuguesa de Bancos (APB)
  3. Associação Portuguesa de Capital de Risco (APCRI)
  4. Associação Portuguesa de Fundos de Investimento e de Pensões (APFIPP)
  5. Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA)
  6. Ordem dos ROCs (OROC)
  7. Ordem dos Advogados
  8. Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF)
  9. Forum Investor Relations (FIR)
  10. Instituto Português de Corporate Governance (IPCG)
  11. Representante do Ministério da Economia / IAPMEI
  12. Representante da CMVM
  13. OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados

O Comité Consultivo tem competências para fazer sugestões ao conteúdo a seguir nas atividades. Além disso, as entidades podem contribuir com conteúdos informativos para a plataforma, devem fazer eco das atividades e dos produtos do projeto e podem ser pontualmente chamados a participar em outras atividades do projeto, dada a especialização e notoriedade do seu perfil.

Este órgão debaterá também propostas de políticas públicas relacionadas com a matéria central de capitalização das PME, em virtude da análise feita aos resultados da implementação do projeto.

UM PROJETO
APOIO PRINCIPAL
APOIO
COFINANCIADO POR
Close Menu